quarta-feira, 23 de abril de 2014

Ciclovias e Uso das Bicicletas em debate no Congresso Nacional



Câmara Federal debate o Uso das Bicicletas no Brasil ainda em Abril

No próximo dia 29 de abril, a Câmara Federal realizara uma importante Audiência Pública sobre as “Políticas Governamentais de Incentivo ao Uso de Bicicletas como Meio de Transporte no Brasil”.

Este evento será já nesta próxima terça-feira, às 14h30, no Plenário da Comissão de Legislação Participativa do Congresso Nacional (anexo II), sendo que a Audiência foi solicitada pelo Deputado Federal Fernando Ferro, (PT/PE), que é o autor do Projeto do “Vale-Bicicleta”, cujo teor possibilitará aos trabalhadores, o seu financiamento para a compra de sua bicicleta, com a utilização de parte dos valores do Vale-transporte a que tem direito. 

Esta Audiência Publica também terá como objetivo debater as várias políticas públicas de incentivo à utilização deste modal de transporte, tais como a “Politica Nacional de Mobilidade Urbana” e o Projeto "Bicicleta Brasil”, do Ministério das Cidades, e os Programas “Caminhos da Escola” e “Pronacampo”, estes últimos do Ministério da Educação. 

Pretende-se ainda discutir sobre outras proposições pertinentes ao tema, já em tramitação no Congresso Nacional, tais como a implantação de incentivos tributários e de segurança aos ciclistas (IPI Zero), assim como novos instrumentos de financiamento como o referido “Vale Bicicleta” e ainda sobre possíveis mecanismos de incentivo à implantação de Sistemas Cicloviários nas cidades brasileiras.

A realização deste evento será de suma importância para ampliarmos o processo de incentivo ao uso das bicicletas como meio de transporte no Brasil, frente às condições caóticas de mobilidade urbana, que se agravam a cada dia nas nossas cidades, bem como às mobilizações populares pela melhoria das condições de transportes nos centros urbanos.

Para debaterem o “Uso das Bicicletas no Brasil e as Políticas Governamentais de Incentivo a Utilização deste Modal de Transporte”, foram convidados o referido Deputado Fernando Ferro, bem como representantes das seguintes entidades; o Ministério das Cidades; o Ministério da Educação; o Ministério do Desenvolvimento Industria e Comercio; o Ministério da Fazenda; a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas – Aliança Bike; a Associação Brasileira da Industria e Comercio de Bicicletas – Abradibi e a Ong Rodas da Paz do DF. Também participaram dos debates representantes da própria ECOSBRASIL, entidade que propôs o “Vale-Bicicleta” e coordena nacionalmente o Movimento Ciclovias Urgente.

Matéria da EcosBrasil, texto Maurício Laxe

terça-feira, 22 de abril de 2014

Dia da Terra - Dia da Ecos Brasil

 22 de Abril

Dia da Terra

Dia do Nascimento da ECOSBrasil - 1997
A ECOSBrasil foi fundada em 22 de Abril de 1997, na cidade de Olinda, em Pernambuco, tendo sede atualmente em Recife e representação em Brasília.

17 anos na luta pelo meio ambiente e pelo ecossocialismo  
http://ecosbrasilong.blogspot.com.br/

Encontro Nacional das ONGs - Brasila - Maio 2014