quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Ecossocialismo ou Ecocapitalismo - Um Dilema Atual

Uma Breve Reflexão Politica 

A Politica com "P" maiúsculo, só se faz com posições claras e com ética. Estes são aspectos que diferenciam o velho e o novo na politica. Singularmente, no espectro politico, quem não se posiciona contra o Sistema Capitalista ou não critica suas mazelas, não esta em cima do muro, está sim a favor do capitalismo e suas amarras invisíveis e alienantes.

No âmbito do processo de evolução civilizatória e humana, em tese, quem se posiciona neste contexto não é um revolucionário(a) e progressista, mas é sim, um reformista de raízes conservadoras. Defende a máxima histórica de uma retórica manipuladora; "discursar por mudanças para manter tudo como está", principalmente se este processo for construído, a partir de alianças e compromissos com a classe dominante, rumo ao poder, pura e simplesmente, mesmo que taticamente.

Infelizmente, agir com tais parâmetros, não afetará as estruturas de classe que exploram os homens e a natureza. Perigosamente, estará ignorando as tensões reais e as forças politicas que movem a civilização. Os riscos de uma condição refém não são desprezíveis. Na história dos povos não faltam exemplos semelhantes.

No caminhar da boa luta política, para a consolidação das alianças num mesmo projeto político, o programa que baliza as convergências, deve ser determinado e concreto e não mutante. Pois eles são os verdadeiros pontos básicos, que agregarão as partes objetivamente para o embate. O resto são só prováveis "armadilhas".

Além disso, diante de uma democracia burguesa apenas representativa, para que os fundamentais compromissos socioambientais sejam reais, não devem ser coniventes com princípios neoliberais e economicistas. Senão, tais procedimentos serão altamente contraditórios e arriscadamente infrutíferos.

Para se ter um rota eco-política consistente e socioambiental, deve se ter uma consciência politica clara, emancipadora, vanguardista e aglutinadora, que seja progressivamente construída, prioritariamente, em dialogo e identidade com os anseios dos movimentos sociais e não com os representantes da burguesia. Ou então, de forma subliminar, se estará apenas buscando estabelecer e defendendo o "Ecocapitalismo" e não o "Ecossocialismo".

Já alertávamos o conjunto dos ambientalistas desde a Eco-92, sobre tais obstáculos, riscos e tentações, que são inerentes ao âmago do atual sistema capitalista. O debate sobre o conceito de Desenvolvimento Sustentável, os seus resultados concretos e a construção de uma Democracia Participativa, que nos diga. Infelizmente, perpassado-se já quase uma geração, pouco refletimos sobre estes cenários e a eco-politica. Esperamos que o alerta pró-ativo não seja tardio.

Matéria EcosBrasil - Texto Mauricio Laxe