domingo, 1 de maio de 2016

INICIADAS AÇÕES INTEGRADAS DE FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL NO DF



Estão sendo ampliadas as ações de fiscalização ambiental integradas em Brasília, pelos Agentes Federais de Fiscalização Ambiental do ICMBio do DF.

Dando inicio ao planejamento de ações integradas para a fiscalização ambiental em Brasília, no âmbito do processo de construção do “Programa de Proteção Ambiental Integrada da APA do Planalto Central” para as regiões desta Unidade de Conservação Federal no DF, foi realizado nesse ultimo mês de abril, a primeira fase de Oficinas de Integração dos Agentes Federais de Fiscalização Ambiental do ICMBio no DF. Nessa Oficina Técnica houve de forma inédita, a primeira atividade de articulação técnica entre as equipes de fiscalização da própria APA do Planalto Central, com as do Parque Nacional de Brasília, da Flona Brasília e da APA do Descoberto.

Essa iniciativa objetiva tecnicamente não só a construção de um Programa de Proteção Ambiental de forma integrada, como também a implantação de uma cultura de articulação permanente entre os agentes de fiscalização ambiental do ICMBio, que atuam no Distrito Federal. Esse processo de integração também possibilitará a execução de ações de fiscalização conjuntas, em áreas ecologicamente prioritárias, denominadas de “hot spots ambientais”, onde deverão ser intensificadas atividades de monitoramento ambiental e de combate à ilícitos ambientais. Para essas áreas serão definidas estratégias e metodologias específicas, para operações de fiscalização integradas.

Nesse primeiro Encontro, foi feito inclusive um primeiro diagnostico técnico dos principais problemas ambientais no DF, dados esses levantados coletivamente. Foram também identificados quais os principais gargalos técnicos, assim como os problemas estruturais e temáticos para a fiscalização ambiental no DF, além de serem também identificadas quais as regiões socioambientais mais criticas do Planalto Central, onde são necessárias ações de fiscalização ambiental, tanto integradas como intensivas, para enfrentamento à problemas  ambientais como; caça, desmatamento, degradação de APPs, uso irregular de agrotóxicos, assim como o combate aos desmembramentos irregulares e loteamentos ilegais em áreas rurais.

Uma nova rodada de Oficinas também está programada para maio de 2016, à ser realizada no Auditório do Parque Nacional de Brasília. Enquanto que para julho, está previsto o primeiro Encontro de Fiscais Ambientais do ICMBio do DF, na própria sede desse Instituto Federal em Brasília. Também já estão sendo preparadas as primeiras ações integradas de fiscalização ambiental, que serão prioritariamente na região do entorno do Parque Nacional de Brasília, com nas áreas rurais de; - Sobradinho, Lago Oeste, Rodeador, Fercal, Rio do Sal e Boa Esperança.  Essas iniciativas são fundamentais para a proteção ambiental de Brasília e para a preservação do Cerrado no DF.

Matéria: ECOSBRASIL; - Texto: Mauricio Laxe.