segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Lago Oeste - Brasilia

Núcleo Rural Lago Oeste – Parna Brasilia

O Núcleo Rural Lago Oeste é o mais ecológico núcleo rural do Distrito Federal, localizado na região administrativa da cidade satélite de Sobradinho. Está situada na área de entorno do Parque Nacional de Brasília, a cerca de 40 km da Esplanada dos Ministérios, no centro de Brasília. O seu nome derivou da pequena Lagoa que existia no centro do Parque Nacional de Brasília, que era originalmente conhecida  como Lago Oeste, sendo que está área, após o encerramento da construção da Barragem ali estabelecida,  passou a ser também chamada de Lagoa da Barragem de Santa Maria, que passou a  fornecer cerca de 25% das águas de Brasília.  Os caminhos, ruas e travessas de chão de barro do Núcleo Rural do Lago Oeste, com suas barraginhas e lombos, onde predominam chácaras de cerca de 20 mil m2, com cercas vivas e muitas  áreas verdes, mantém um  agradável clima de campo e de respeito a natureza.
Esta referida e antiga lagoa situa-se ainda bem ao centro do Parque Nacional de Brasília e pode ser lindamente avistada no inicio da própria DF-001, próximo as Ruas 00 e 01.  No Núcleo Rural Lago Oeste encontra-se também um dos pontos mais altos do Planalto Central de Brasília, com mais de 1300 metros, o denominado Platô de São Francisco, composto por uma ampla área plana situada entre as Ruas, 18, 19 e 20 deste Núcleo Rural. O acesso ao Núcleo Rural do Lago Oeste se dá por meio da DF-001, a partir da região do Colorado, em Sobradinho, Distrito Federal.
O Núcleo Rural Lago Oeste é uma área de aproximadamente 35 km² situada na Região Administrativa de Sobradinho, no DF, com cerca de 1.000 pequenas chácara, todas com 2 hectares. Margeia o Parque Nacional de Brasília (veja mapa no Google Maps), se estendendo desde próximo ao balão do Colorado, no caminho à Sobradinho, até a DF-170, tendo, como limites, ao sul a DF-001, sua principal via de acesso e o Parque Nacional de Brasília, (Parna Brasilia), à leste a Reserva Biológica de Contagem, (Rebio Contagem), ao oeste a nova área verde de expansão do Parna Brasilia, e ao norte a Chapada da Contagem e a APA Distrital do Cafuringa.
É uma área rural privilegiada ecologicamente, pois é cercada de Unidades de Conservação Ambiental, a maioria delas federais, apresentado a região um grande potencial agroecológico, com vocação para a produção orgânica e o ecoturismo. O atual Núcleo Rural Lago Oeste foi formado a partir de quatro fazendas: a Contagem de São João e a Palmas/Rodeador que são de propriedade da União Federal, e as Fazendas do Buraco e do Sítio do Mato, que são particulares e que se situam na borda da Chapada da Contagem.
Nessa ultima região de encostas e bordas do Lago Oeste,  encontram-se as mais belas vistas do cerrado do Planalto Central de Brasília, sendo o ponto mais destacado e conhecido, o do “Mirante do Pontal dos Gaviões”, situado ao final da Rua 19, (ao fim da estrada que dá acesso a chácara Hitomi), onde se tem uma linda visão do Vale da APA do Cafuringa e da composição de colinas, gargantas e cascatas que compõem no novo ponto extremo da área Nordeste do Parque Nacional de Brasília, a mais de 1.200 metros de altura. Este mirante se situa a beira de um declive de mais de 400 metros, de onde se avista inclusive uma enorme planice e grandes porções de cerrado do Estado de Goiás, observando-se ainda ao fundo e a leste, a cidade de Planaltina. Nesta e outras regiões do Lago Oeste, há ainda grande numero de trilhas para caminhadas ecológicas, cavalgadas e passeios e trilhas para bicicletas. Existem também na  região norte  e oeste do Lago Oeste, outras cascatas, pequenas lagoas. Há ainda na região alguns restaurantes,  pousadas e hotéis fazendas para uma boa hospedagem e atividades ecoturísticas.
Texto Mauricio Laxe, Divulgação Ecos Brasil