segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Parque Nacional de Brasília
O Parque Nacional de Brasilia completará em 2013, 52 anos de existência. A própria história de criação do Parque Nacional de Brasília se relaciona diretamente com a construção e criação de Brasília, constituindo-se em um dos mais antigos Parques Ecológicos do Brasil em uma área urbana, sendo a sua visitação umas das mais expressiva ao longo do ano em nosso País. Esta Unidade de Conservação surgiu da necessidade de se proteger os rios fornecedores de água potável à Capital Federal e de manter a vegetação do Cerrado da região do Distrito Federal em seu estado natural, protegendo as especimes que existem nas matas originarias de Brasilia. O Parque Nacional de Brasilia é um testemunho real das condições ambientais do bioma cerrado da região, antes mesmo do inicio da construção da nova capital do Brasil. Esses objetivos  levaram as autoridades da época a instituí-lo, destacando-se ainda que a expressiva extensão do Parque Nacional,  vem contribuindo para o equilíbrio das condições climáticas no Distrito Federal, assim como evita a erosão dos solos e preserva importantes espécimes do nosso cerrado.
O Parque Nacional tem também como objeto, a preservação dos ecossistemas naturais, de grande relevância ecológica e beleza cênica, existentes nessa região do Planalto Central, possibilitando também a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, assim como de recreação e lazer em contato com a natureza, potencializando ainda o turismo ecológico na região.
As cidades satélites que estão associadas ao Parque Nacional são: Sobradinho- DF e Brazlândia-DF, assim como no seu entorno encontram-se as seguintes regiões administrativas e bairros de Brasília-DF; Lago  Norte, Noroeste, Taquari, Colorado, Taquatinga e principalmente o Núcleo Rural Lago Oeste, assim como a cidade de Padre Bernardo (GO).
Criado pelo Decreto Federal n.º 241, em 29 de novembro de 1961, com cerca de 30 mil hectares, o Parque Nacional de Brasília teve seus limites redefinidos pela Lei Federal nº 11.285 de 08 de março de 2006 e atualmente possui uma área de 42.389,01 hectares.
A principal atração do parque são as piscinas publicas de amplo acesso à população. Elas inicialmente se formaram a partir dos poços de água, que surgiram às margens do Córrego "Acampamento", pela extração de areia feita antes mesmo da implantação de Brasília. Para quem gosta de caminhada, o Parque dispõe de duas trilhas de pequena dificuldade: a da Capivara com duração de 20 minutos e a do Cristal cujo trajeto pode ser percorrido em 1 hora. Nele tambem se origina o famoso Corrego do Torto, ao lado do qual se encontra a Chacara do Torto, residencia oficial de campo da Presidencia da Republica.
Além disso, o Parque protege varios ecossistemas típicos do Cerrado do Planalto Central e abriga as bacias dos córregos formadores da represa Santa Maria, (também conhecido como Lago Oeste), que é responsável pelo fornecimento de 25% da água potável que abastece a Capital Federal.
Fazem limite com o Parque Nacional, outras três Unidades de Conservação Federal (UCs) e uma Unidade de Conservação Distrital, formando um dos mais importantes Mosaicos de Áreas Protegidas do Cerrado. Essas UCs são respectivamente; a Reserva Biológica de Contagem, a Floresta Nacional de Brasília e a APA do Rio Descoberto e ainda a APA do Cafuringa, do Distrito Federal.
São diversos os tipos de vegetação compõem a Unidade de Conservação, tais como: matas de galeria pantanosa, matas de galeria não pantanosa, veredas, cerrados sensu stricto, cerradão, matas seca, campos sujos, campos limpos, campos rupestres, campos úmidos, brejos e campos de murundus.
A fauna é abundante e diversificada, composta por espécies raras ou ameaçadas de extinção, tais como: lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), tatu-canastra (Priodontes maximus), tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), jaguatirica (Leopardus pardalis), ouriço-caixeiro (Coendou prehensilis). São registradas ainda a presença de Antas e Capivaras, além de espécies endêmicas como o pequeno roedor (Akodom lindberg), a gralha-do-campo (Cyanocorax cristatellus), o papagaio-galego (Alipiopsitta xanthops) e varios tucanos. Várias outras espécies não ameaçadas compõem a biodiversidade do parque, a exemplo de mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes, e de grupos pouco estudados como moluscos, crustáceos, insetos e pequenos organismos.
O Parque Nacional é também uma das principais opções da região de Brasilia, para se conhecer os valores naturais do Cerrado e realizar práticas recreativas. Há no Parque, duas grandes piscinas de água corrente abertas ao publicos, trilhas interpretativas e Centro de Visitantes.
A área recém incorporada, na região noroeste do Distrito Federal, agrega ao parque vários ambientes como: vales escarpados, cachoeiras, nascentes, rios e matas de encosta e de galeria; possibilita a conexão com fragmentos de cerrado nativo, essenciais para formação de corredores ecológicos e intercâmbio genético das espécies de fauna e flora, além de oferecer novas opções para o uso público.
Uma das mais belas vistas do cerrado da região de Brasilia, está no limite norte do Parque Nacional de Brasília, que é a do “Mirante dos Gaviões”, na porção Nordeste desta Unidade de Conservação, região está próxima ao ponto mais alto de Brasília, com cerca de 1.300 metros de altura. Este mirante fica ao norte da nova região expandida do Parque, se sitaundo ao fim da Rua 19, no Núcleo Rural Lago Oeste. O seu acesso é possivel através desta Rua 19, que é um ramal da DF-001, que é uma estrada distrital que circunda todo o Parque Nacional, a partir do Giradouro do Colorado, no caminho para Sobradinho. O horizonte que é avistado deste ponto, alcança uma distancia de mais de 80 km, inclusive com visão de grandes áreas de cerrado do Estado de Goias.
O turista pode se hospedar em Brasília ou em Pousadas Ecologicas do Núcleo Rural do Lago Oeste.  O Parque Nacional está a só 10 km do Plano Piloto de Brasilia e conta com uma torre de observação, museu, auditório e biblioteca. Na região do entorno do Parque Nacional, principalmente no Nucleo Rural do Lago Oeste,  há também varias opções para o Ecoturismo e o Turismo Rural, como varias cascatas, lagoas, trilhas para cavalgadas e passeios de bicicletas, assim como Hoteis Fazendas e Pousadas, com um gostoso clima de campo.  Os visitantes encontram ainda no proprio Parque Nacional, lanchonetes, vestiários e ambulatórios na área das piscinas. O acesso publico ao Parque se dá pelos portões 1 (visitantes) e 2 (serviço) situados na Rodovia BR 450, Via EPIA – Estrada Parque Indústria e Abastecimento, Setor Militar Urbano. Possui mais outros 10 (dez) portões, com entrada restrita, situados no entorno da Unidade. Conforme Portaria ICMBio nº 2/2010, o Parque Nacional de Brasília apresenta ingressos para o público em geral.
Fonte: ICMBio - Adaptação EcosBrasil