terça-feira, 5 de novembro de 2013

Na Câmara Federal tramita Projeto de Lei que libera Mineração em Unidades de Conservação e prevê criá-las só com aprovação do Legislativo.



Deputado Fernando Ferro apresenta voto contrário a aprovação deste Projeto de Lei
A Comissão de Minas e Energia (CME) da Câmara Federal apreciará amanhã, dia 06 de novembro, o Projeto de Lei - PL nº 3682/12, que se aprovado permitirá que ocorram processos de mineração em qualquer Unidade de Conservação (UCs). Mas o problema não é só este, pois foi apresentado pelo Deputado Bernardo Santana, do PR/MG, ligado aos Ruralistas e relator deste PL, uma proposta de Substitutivo à este Projeto de Lei, que piora e muito o texto original, pois ainda acrescenta que se for aprovado, qualquer Unidade de Conservação no Brasil, só poderá ser criada se houver a autorização previa do respectivo poder legislativo .

Este absurdo Substitutivo ao referido PL, além de tirar o poder de criação de UCs do Poder Executivo, em todos os níveis da Federação, ainda determina que qualquer Unidade de Conservação para ser criada, deverá ter preliminarmente dotação orçamentária para sua implantação, inclusive quanto as possíveis indenizações necessárias, previstas nas respectivas Leis Orçamentárias.  E a ofensiva antiecológica não acaba por ai, pois se a Unidade de Conservação for criada, mas não for implementada no prazo de dois anos, deixará de existir.

Por incrível que pareça, se este PL ou o seu Substitutivo for aprovado, este será uma nova bomba anti-ecólogica que tramitará no Congresso Nacional.  Depois da Comissão de Minas e Energia ele seguira para apreciação ainda para as Comissões de Meio Ambiente e Constituição e Justiça.

Para tentar barrar esta nova ofensiva ruralista e anti-ambientalista, o ecologista e Deputado Fernando Ferro (PT/PE) da bancada ambientalista, apresentou na CME neste dia 05 de novembro, um Voto em Separado, contrário a aprovação deste Projeto de Lei e também pela rejeição de seu Substitutivo. Este Deputado, inclusive formalizou uma reclamação oficial à Presidência desta Comissão, denunciando também que a pretensão anti-ecológica do Relator deste PL, estaria ferindo o Artigo 55 do regimento Interno da Câmara Federal e também desrespeitando a própria Lei Complementar 95/98, que rege textualmente as formas de elaboração e criação das legislações.

Ou seja, esta Casa Legislativa que elabora as Leis em âmbito nacional, estaria desrespeitando a própria Lei, que define como as mesmas devem ser elaboradas. Na pratica no jargão político, este Substitutivo seria um “Jabuti Legislativo”. Inclusive, absurdos como estes vinham também ocorrendo continuamente durante a tramitação de muitas das Medidas Provisórias no Congresso Nacional. Diante desta problemática ambiental, mas ainda que com um pouco de bom humor, amanhã para contermos mais uma ofensiva ruralista, as nossas esperanças na CME, a esta altura do campeonato, será: - Ferro contra os Ruralistas. Ou seria "Ferro neles".

Veja a integra deste PL e do Seu Substitutivo
Substitutivo do Deputado Bernardo Santana – PR/MG:
Texto: Mauricio Laxe – Matéria: ONG EcosBrasil