terça-feira, 19 de novembro de 2013

XIII Movimento Ecológico da Escola Presidente Humberto Castello Branco - Recife - PE

Por Jorge Araújo
 

No sábado, dia 09 de novembro de 2013, o movimento ecológico da Escola Presidente Humberto Castelo Branco, localizada no bairro de Tejipió (Recife/PE) realizou um ato em defesa da Mata do Engenho Uchôa. Com a presença de toda comunidade escolar, professores, funcionários, dirigentes da escola e cerca de 900 alunos, além de representantes da sociedade civil, ambientalistas e ex-alunos, o evento levou para as ruas do bairro uma reivindicação fruto de reflexões ecológicas semeadas pedagogicamente no interior da instituição de ensino. O ato demonstrou que é possível desenvolver atividades de educação ambiental – como preconiza o Parâmetro Curricular Nacional (PCN) – através da transversalidade, sem que seja necessário implantar uma nova disciplina no currículo. Reafirmando assim que, a Escola Castello Branco pratica ecologia através da educação ambiental realizada pelos seus integrantes.

Um dos motivos da execução deste movimento é também, somar esforços à manutenção e implantação do PARQUE DO ENGENHO UCHÔA e envolver a comunidade escolar na luta em defesa dessa mata que é remanescente de MATA ATLÂNTICA. Sem esta natureza, os danos incidiriam diretamente na qualidade ambiental da escola, sem contar que, a criação do parque,  permitirá que o mesmo funcione como mais um laboratório/sala de aula de extensão às atividades escolar.

Passeata pelas ruas do bairro de Tejipió.                    Fonte: Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa

 

Mensagem de repúdio

Os valores de nossa sociedade encontram-se invertidos, um movimento como este está na contramão do modelo vigente que é de total negligência com a natureza. Salientamos nosso repúdio quanto ao descaso, inoperância e irresponsabilidade da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), que não compareceu com seus batedores de rua motorizados, como foi solicitado pela EEPHCastello Branco, para  garantira a segurança do grupo escolar.

A ausência da imprensa - que não noticiou uma atividade como esta, que é feito pela comunidade e para a comunidade – também evidencia a falta de comprometimento deste setor com a cidadania, o mesmo não acontecendo em ações de violência, que logo são difundidos. Certamente, um desses jovens em situação de violência receberia mais atenção da mídia que 900 jovens atuando numa causa ecológica.

 

Alunos no pátio externo da escola Castello Branco. (Em primeiro plano o grupo de vermelho representando o tema “animais”).                                Fonte: Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa

Como idealizador, há 13 anos, do Movimento Ecológico da EEPH Castello Branco estive presente nesta XIII edição e constatei satisfeito que muita coisa mudou na escola. Novas atividades foram incorporadas, tornando o processo mais didático, mais objetivo e com tarefas que acontecem durante todo o ano, como a coleta de óleo para reciclagem. Fico muito feliz que, a função em busca do bem difuso (educação e ecologia) está sendo realizado pelo grupo escolar. Falta ainda o apoio do Governo do Estado de Pernambuco, através da GRE-Recife Sul, na divulgação de iniciativas como esta. No entanto, a gratidão maior é perceber a felicidade na face do alunado e saber que esta aula eles não esquecerão jamais, porque foi realizada com eles em campo, faz parte do currículo de sua vida, isto é o mais importante.

Prof. Jorge Araújo
Geografia Física-UPE e ex-professor da Escola Presidente Humberto Castello Branco
Ambientalista e Militante da ECOS