quinta-feira, 10 de abril de 2014

Brigada Salve o Rio Tejipió, a ECOSBrasil e o Comitê de Bacia Hidrográfica GL 2

Na terça-feira passada, dia 08 de Abril, a ECOSBrasil participou da reunião do Comitê Metropolitano da Bacia Hidrográfica GL2, que  contempla o Rio Tejipió, rio metropolitano do Recife, com extensão de 20 Km.
 
O ambientalista Alexandre Ramos, integrante da Brigada Salve o Rio Tejipió fez uma apresentação sobre este Rio , sua importância e problemas ambientais por que passa e informou sobre a criação desse movimento.
 
A ECOSBrasil foi juntamente com outros integrantes da"Brigada Salve o Rio Tejipió", como o Movimento Engenho Uchoa, apresentou àquele Conselho Gestor, a Carta elaborada quando da  criação da Brigada, no dia 22 de março de 2014.
 
Foram lidos os 13 itens da Carta da Brigada Salve o Rio Tejipió, contendo reivindicações para melhoria da qualidade do rio e de políticas específicas como o ordenamento territorial da cidade.
 
Foram entregues a todos os presentes, a Carta da Brigada.
 
Foi também anunciado que o Jornal do Commercio (de Pernambuco) está muito interessado no assunto e certamente será publicada reportagem especial sobre o tema.
 
Como resultado dessa participação na reunião do Comitê de Bacias tivemos:
 
1) A Prefeitura do Recife, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, encaminhará ao Conselho Municipal do Recife, na próxima reunião no dia 16 de abril de 2014, a proposta de realização de Reunião Extraordinária para tratar exclusivamente sobre o Rio Tejipió;
 
2) A Prefeitura realizará ainda este mês, uma vistoria ao longo do Rio Tejipió, com foco maior na região do Engenho Uchoa no sentido de fiscalizar, notificar e tomar outras providências sobre as ocupações irregulares sobre suas margens e deposição de resíduos no seu leito.
 
3)) A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, da mesmo forma como o Recife, encaminhará ao Conselho Municipal de Meio Ambiente de Jaboatão, proposta de realização de reunião exclusiva para tratar sobre o Rio Tejipió.