terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Acontecerá em Dezembro no Pará, o VIII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental

Belém recebe esta semana o VIII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental

Fórum debaterá fortalecimento da educação ambiental através do intercâmbio de experiências

Acontece a partir desta quarta-feira (3/12), no Centro de Eventos da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, o VIII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental (FBEA), que terá como tema central “Educação Ambiental: Do Local ao Global, Tecendo Redes e Fortalecendo Sociedades Sustentáveis”.
O fórum conta com a participação e o apoio da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (Saic) do Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio do Departamento de Educação Ambiental (DEA).
O objetivo principal do fórum, que segue até sábado (6/12), é fortalecer a educação ambiental brasileira em suas várias linhas, por meio da consolidação de experiências desenvolvidas, em rede, por diferentes atores e contextos, intensificando a sua divulgação, intercâmbio e avaliação.
Segundo o diretor do Departamento de Educação Ambiental do MMA, Nilo Diniz, a realização do fórum no ano em que se celebra 15 anos da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA/Lei 9.795/1999) é muito oportuna. “A nossa proposta é empoderar a educação em rede na luta pela sustentabilidade, pois os desafios socioambientais no Brasil exigem, cada vez mais, proatividade e expansão da educação ambiental”, destaca.
BOAS EXPERIÊNCIAS
Estão sendo aguardados para o evento, cerca de 2.000 participantes envolvidos em projetos e ações de educação ambiental, como pesquisadores, educadores, estudantes, profissionais, gestores públicos e privados, ambientalistas e demais interessados nessa discussão no Brasil e nos países da Panamazônia.
O fórum busca incentivar e difundir a cultura de organização em padrão rede, proporcionando experiências e conhecimentos que fortaleçam sua compreensão e prática. Ao mesmo tempo em que apresenta o campo da educação ambiental para novos militantes e educadores, incentiva a reflexão crítica para aqueles que nele atuam a partir da sociedade civil, do mercado e do Estado.
O MMA, que colaborou com a organização do fórum, estará presente em mesas de debates e realizará oficinas com as Comissões Estaduais Interinstitucionais de Educação Ambiental (CIEA), sobre as Salas Verdes e a EducaRes - uma estratégia de educação e comunicação em resíduos sólidos - além de encontros do Programa Nacional Juventude e Meio Ambiente, e de educadores ambientais na agricultura familiar, que deverão organizar uma rede nacional.
Para Nilo Diniz, as iniciativas do MMA devem contribuir com a expansão da educação ambiental, em apoio às transformações fundamentais que precisam prosseguir no país, sempre em parceria com o Ministério de Educação (MEC), as redes, educadores, educadoras e gestores da sociedade e dos governos. “O foco permanece na educação continuada, permanente, crítica, participativa, transformadora e emancipatória”, conclui.
PROGRAMAÇÃO DO MMA NO VIII FBEA
Quinta-feira, 4 de dezembro de 2014
·         Mesa Panamazônica 1: Políticas Públicas de Formação de Recursos Humanos para a Conservação e Uso dos Recursos Naturais na Amazônia. Das 15h às 18h. Expositores convidados: Nilo Sérgio Diniz (Ministério do Meio Ambiente, Brasil), Aurora Zegarra (Ministério da Educação, Peru), German Gutierrez (Organização do Tratado de Cooperação Amazônica), Carlos Avila (Ministério Coordenador do Conhecimento e Talento Humano, Equador - Universidade IKIAM), Genoveva Azevedo (Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia), Regis Bruni Andriollo (Universidade do Estado do Pará), Raimunda Monteiro (Universidade Federal do Oeste do Pará), Carlos Maneschy (Universidade Federal do Pará).
·         Oficina de Construção de Indicadores e Intercâmbio para o Processo Formativo das Comissões Estaduais Interinstitucionais de Educação Ambiental (CIEAS). Das 14h às 18h. Coordenação: Ministério do Meio Ambiente

Sexta-feira, 5 de dezembro de 2014
·         Mesa 5: Desafios e Perspectivas da Educação Ambiental nas Políticas Públicas. Das 8h30 às 10h30. Expositores: Jane Fontana (CGEA/MEC), Nilo Diniz (MMA), Prof. Dr. Marcos Sorrentino (ESALQ-USP / REPEA), Carlos Frederico Castello Branco (REBAL). Moderadora: Flávia Nascimento Ribeiro (RECEA-ES)
·         Encontro de Salas Verdes. 9 às 18h
·         Encontro EducaRES: Educação Ambiental e Comunicação Social na Gestão de Resíduos Sólidos – Plataforma EducaRES. 9h às 12h. Coordenação: Ministério do Meio Ambiente

Sábado, 6 de dezembro de 2014
·         Encontro: A Estratégia de Educação Ambiental no âmbito do Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente. 9h às 13h. Coordenação: Ministério do Meio Ambiente
- Maiores Informações sobre este Evento pelo site:- http://www.educacaoambiental.net/#/   
 Matéria Divulgada pela Assessoria de Comunicação do MMA em Noticias InforMMA em 02/12/2014. Texto de Marta Moraes – Edição: Vicente Tardin.