quarta-feira, 2 de julho de 2014

O Movimento #Ocupe Estelita e a Democracia no Recife



Pronunciamento na Câmara Federal do Deputado Fernando Ferro em Apoio ao #Ocupe Estelita  

O Movimento  #Ocupe Estelita e a Democracia no Recife  


Senhor Presidente
Senhoras e Senhores Deputados

Quero registrar novamente nesta Tribuna, as minhas preocupações com o andamento dos procedimentos políticos e administrativo, em relação a um grande e polemico empreendimento Imobiliário denominado ironicamente de “Projeto Novo Recife”, que vem sendo contestado por uma parte considerável e representativa da população do Recife, protagonizado por um importante Movimento Social denominado de #Ocupe Estelita.

Este empreendimento polemico envolve a construção de 12 enormes torres empresarias e residenciais, às margens de uma importante área histórica do centro do Recife, conhecida como Cais Jose Estelita. Está área, que por longos anos foi pública, onde inclusive funcionou o mais importante terminal ferroviário da cidade do Recife, teria sido adquirida em leilão publico efetivado pela CEF, por um conjunto de empresas locais da construção civil, por intermédio de um Consorcio Empresarial, que teria comprado está área pública por mais de R$ 55 milhões de reias.

Mas, o mais estranho é que tanto está negociação, quanto o próprio processo de licenciamento urbano e ambiental do empreendimento, já estão sendo contestados pela sociedade civil e fazem parte de 5 processos judiciais em curso na Justiça de Pernambuco, encaminhados pelos Ministérios Públicos, tanto federal como estadual, mas mesmo diante destes passivos jurídicos, a Prefeitura do Recife chegou a autorizar em maio último, a demolição das construções existentes na área, que pertenceram a RFFSA.

Diante deste contexto, diversos militantes sociais do Movimento #Ocupe Estelita, passaram a ocupar esta grande área histórica, em 21 de maio ultimo, como uma forma de chamar atenção da sociedade civil, quanto as possíveis irregularidades que estariam ocorrendo na área e a necessidade legal de haver uma maior participação da população de Pernambuco, sobre os destinos e os possíveis usos desta grande área da cidade.

Criado o impasse, a própria Prefeitura do Recife, após ser provocada pelos Ministérios Públicos, suspendeu a Autorização de Demolição das construções existentes na área e abriu um processo de negociação sobre o futuro da área, com a própria anuência do referido Consorcio Empresarial.  

O mais absurdo e contraditório, é que de forma surpreendentemente, este mesmo grupo empresarial, paralelamente ao processo de dialogo aberto pela própria Prefeitura, obteve um mandato de reintegração de posse e desrespeitando todos os acordos políticos firmados até então, usando inclusive da força policial da própria tropa de choque de Pernambuco, no ultimo dia 17 de junho, com violência e agressividade, retirou os manifestantes do local, deixando muitos deles feridos, fato este que obteve inclusive grande repercussão internacional.

Face à esta brutalidade, os briosos militantes do Movimento #Ocupe Estelita, não demoveram-se de sua justa luta e se mantiveram acampados na praça existente defronte a este grande terreno. Esta foi a forma encontrada para prosseguirem nas mobilizações sociais, ampliando as articulações sociais e passando a difundir junto a população, as razões desta importante agenda de luta, que é ampla e necessária, pois envolve o debate sobre o futuro do Recife e a democratização das políticas publicas de planejamento urbano e de desenvolvimento socioambiental da cidade, com a devida participação social.

Infelizmente, mesmo diante da grande repercussão que o “Movimento #Ocupe Estelita” vem obtendo junto a população, principalmente de Pernambuco, os principais governantes de Pernambuco e do Recife, parecem preferir ignorar a legitimidade social que estas mobilizações e militantes possuem, pois praticamente não se manifestaram objetivamente quanto as irregularidades apontadas, inclusive pelos promotores dos Ministérios Públicos, e mesmo assim, retomaram os debates com o setor empresarial responsável pelo empreendimento, sem que o mesmo dialogo, também ocorra democraticamente com as lideranças deste importante Movimento.

Diante de tamanha insensibilidade e inabilidade política, demonstrada principalmente pelo Prefeito da Cidade do Recife, para se fazerem ouvidos, não restou outra alternativa aos militantes deste Movimento, do que ocupar a área da entrada da Prefeitura do Recife, o que veio a ocorrer no dia de ontem, ironicamente na mesma hora em que o próprio Prefeito Geraldo Julio, recebia o setor empresarial responsável pelo referido Projeto Novo Recife.

Mesmo com a ocupação da Prefeitura do Recife, o prefeito Geraldo Julio recusou-se inicialmente de receber representantes do Movimento #Ocupe Estelita, até que o local fosse desocupado, enquanto por outro lado, o Prefeito foi ágil em mobilizar o jurídico desta Prefeitura, que ontem mesmo, já obteve um novo mandato de reintegração de posse, para retirar os manifestantes que logo passaram a acampar sobre as marquises da sede da própria Prefeitura.

Com este novo impasse, os manifestantes buscam com esta atual e recente ocupação, exigir a participação de representantes do Movimento, nas reuniões de negociação sobre o possível redesenho do projeto e garantir o debate público do mesmo. 

Diante deste cenário, as perspectivas de novos conflitos serão eminentes, se não houver maior desprendimento por parte das autoridades municipais, de ampliar os debates sobre o polemico Projeto Novo Recife. É hora de compreendermos que diante destas mobilizações sociais, de agora em diante na cidade do Recife, nenhum grande projeto urbanístico, poderá ser decidido entre quatro paredes e sem participação social, conforme inclusive já estava previsto na nossa legislação, mas cuja pratica legal não está devidamente sendo respeitada. 

Este é o grande legado o Movimento #Ocupe Estelita. Portanto, por se tratar de uma mobilização pacifica, em sua ultima Assembleia realizada agora a pouco no inicio desta tarde, os militantes do #Ocupe Estelita decidiram que irão deixar o local ordenadamente, assim que receberem oficialmente a ordem judicial neste sentido.

Inclusive, destaco que estas últimas mobilizações já possibilitaram alguns avanços, pois a Prefeitura anunciou também hoje a publicação, no Diário Oficial do Município, de um edital de audiência pública para discutir as diretrizes urbanísticas do Projeto Novo Recife, que deverá ocorrer já na tarde do próximo dia 17 de julho. É um primeiro passo, mas ainda insuficiente. 

Por isso, diante das várias pendências judiciais que ainda estão em tramitação, é necessário que a Prefeitura avance ainda mais, no sentido de atender objetivamente os principais pontos de reivindicação do Movimento #Ocupe Estelita, que inclui: - a) Que haja a real suspensão dos procedimentos administrativos sobre este projeto; b) Que o Movimento #Ocupe Estelita participe de todo processo de negociação sobre o futuro do Cais Jose Estelita; c) Que haja o cancelamento dos processos protocolados para aprovação do referido Projeto e o loteamento da área; e d) Que seja elaborado um Plano Urbanístico para a área do Cais Jose Estelita, com ampla participação social.

Por compreender a importância e a grandeza para o futuro do Recife do Movimento #Ocupe Estelita, é que venho reafirmar novamente o meu apoio a este importante movimento social, assim como venho parabenizar à todos que estão na luta por um Recife mais democrático e transparente, com respeito ao patrimônio público, construído ou natura, que deve sempre pertencer a toda  população guerreira do Recife. - Finalizo, solicitando ainda a Presidência desta Casa Legislativa, a divulgação deste pronunciamento na Voz do Brasil. 

Sala das Sessões, 01 de julho de 2014

Deputado Fernando Ferro
PT/PE