quarta-feira, 3 de julho de 2013

Projeto que Controla a Pulverização Aérea de Agrotóxicos aprovado em Comissão da Camara Federal.

Aprovado controle do uso dos agrotóxicos na pulverização aérea na Comissão de Meio Ambiente
 A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Federal aprovou hoje, dia 03/07, o Projeto de Lei 3565/12, de autoria do Dep. Padre João, que altera a Lei dos Agrotóxicos (Lei nº 7.802/89), acrescentando dispositivo que obriga as empresas de aviação agrícola a enviar cópias de prescrições de agrotóxicos e relatórios anuais aos órgãos competentes. Este Projeto de Lei é fundamental para a ampliação dos mecanismos de controle quanto ao uso excessivo ou ilegal dos Agrotóxicos no Brasil, que hoje é infelizmente o País que mais consome agrotóxicos no mundo.
O referido PL obrigará as empresas de aviação agrícola à enviarem anualmente, cópias dos respectivos receituários agronômicos, utilizados na aquisição e fundamentais para aplicação desses produtos, juntamente com relatórios anuais circunstanciados acerca das operações aéreas realizadas, contendo os locais, formulas, culturas e quantidades utilizadas nas pulverizações, para os órgãos responsáveis pela agricultura e pela proteção do meio ambiente no âmbito da União e dos Estados. Essa iniciativa deverá aumentar o controle do Poder Público sobre essa atividade de altíssimo risco para o meio ambiente e também para a saúde da população.
Este projeto legislativo é fruto dos trabalhos da Subcomissão sobre o Uso dos Agrotóxicos no Brasil, cujo relatório foi aprovado em 2011, sendo que esta iniciativa vem sofrendo grande resistência por parte dos ruralistas do Congresso Nacional, tendo a frente o Deputado Valdir Colatto, que inclusive havia apresentado relatório contrário ao Projeto de Lei nesta mesma Comissão, o qual acabou rejeitado. O projeto segue agora a Comissão de Agricultura e posteriormente a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal.

Divulgação Ecos Brasil – Texto. Mauricio Laxe
Acesso ao PL: