quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Camara Federal: CPI sobre Espionagem Americana no Brasil



Pedida Instalação de CPI sobre Espionagem Americana no Brasil
O Deputado Federal Fernando Ferro (PT/PE) encaminhou hoje, dia 15 de agosto, à mesa diretora do Câmara Federal, o requerimento RCP nº 25/2013,  solicitando a abertura da "CPI sobre a Espionagem Americana no Brasil", para que o Congresso Nacional investigue a situação da segurança do Sistema de Tecnologia da Informação e Comunicação Brasileira, diante das recentes denuncias feitas pelo ex-funcionário americano da CIA "Edward Snowden", que vem divulgando por meio do Jornal Britânico "Guardian", fatos sobre a espionagem americana que vem sendo feita no território brasileiro e diversos outros países no mundo.
O requerimento encaminhado pelo Deputado Fernando Ferro solicitando a instalação da referida CPI sobre a Espionagem Americana no Brasil, conta com 195 assinaturas de Deputados Federais, em apoio a esta iniciativa parlamentar e deverá ser deliberado nos próximos dias pelo Presidente da Câmara Federal. Em recente pronunciamento na Câmara Federal, o Deputado Ferro classificou como escandaloso este processo de espionagem que o EUA vem efetivando no Brasil. Para o Parlamentar, "o escândalo de espionagem americana no Brasil, revela um dado estarrecedor. É a possibilidade da constituição de um governo mundial, controlado por um único País. Há um risco permanente de espionagem militar, de espionagem industrial, de espionagem científica, de espionagem comercial e de acesso a questões individuais. Todos são suspeitos de serem terroristas no mundo contra os Estados Unidos. É essa a lógica que está aí colocada".
O Deputado ainda lembra que "o Brasil, quando privatizou as suas telecomunicações, privatizou também o único satélite brasileiro, permitindo, por exemplo, que as informações das nossas Forças Armadas passem pelo sistema da TIM, pelo sistema da EMBRATEL, que são multinacionais. Ou seja, não há segredo nas nossas forças militares. Nós estamos vulneráveis". Atualmente, "qualquer conta bancária, qualquer segredo comercial, qualquer segredo industrial são vulneráveis aos interesses da máquina de espionagem americana denunciada pelo Sr. Snowden". Por isso, o Brasil não pode ficar inerte diante destes fatos, razão pela qual está sendo proposta a instalação desta CPI na Câmara Federal.
Brasília, 15/08/2013 – Texto Mauricio Laxe - Reprodução EcosBrasil