sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Código de Mineração é um Problema Nacional



Novo Código de Mineração Brasileiro começa a ser analisado em Audiências Publicas da Comissão Especial do PL 37/2011 da Câmara Federal
A proposta de um novo Código de Mineração do Brasil foi apresentada ao Congresso Nacional pelo Poder Executivo em julho, por intermédio do Projeto de Lei nº 5.807/2013, o qual dispõe "sobre a atividade de mineração no Brasil, cria o Conselho Nacional de Política Mineral e a Agência Nacional de Mineração – ANM.. 

Ao ser encaminhada pelo Governo Federal em regime de urgência, desta iniciativa resultou a criação, por decisão da presidência da Câmara Federal, de uma Comissão Especial voltada especificamente para tratar do PL 37/2011, que já tramitava nesta Casa Legislativa, ao qual foi de imediato apensado o referido Projeto de Lei de um novo "Código de Mineração para o Brasil", para ambos os PLs serem apreciados conjuntamente. Ao ser encerrado o prazo para apresentação de emendas a estas proposições legislativas, um total de 372 emendas já foram apresentadas.

Logo ao ser instalada, o conjunto dos 36 Parlamentares que fazem parte desta Comissão, representando praticamente todos os partidos com assento no Congresso Nacional, passaram a pressionar o Governo Federal, para que o Executivo retire o referido regime de urgência, de uma matéria que tem uma enorme importância para a economia e o meio ambiente e cuja aplicação trará grandes repercussões sociais, pois este setor causa na sua execução produtiva, impactos socioambientais consideráveis.

A ausência de debates sobre esta importante proposição normativa com a sociedade brasileira, tem desencadeado grandes criticas à postura do Governo Federal, que em relação a este tema, apenas havia se relacionado até então com o setor empresarial. Praticamente, até o momento não houve o devido dialogo com os vários seguimentos de trabalhadores e movimentos sociais interessados no tema. Por esta razão, esta Comissão Especial, independente do pouco tempo para analise desta matéria, já marcou várias Audiências Publicas em Brasília e várias outras capitais do Brasil.

Texto: Mauricio Laxe – Publicação da ECOSBRASIL – 23/08/2013

- Acesse o teor dos Projetos de Lei relativos ao tema do Código de Mineração pelos Link a seguir:
* PL 5807/2013:
* PL 37/2011: