sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Política Nacional de Meio Ambiente será Debatida no Congresso Nacional na Próxima Semana


O Sistema Nacional de Meio Ambiente e os Instrumentos da Política Ambiental do Brasil serão temas de debate na Câmara Federal
 
Nesta próxima quinta-feira, dia 24 de outubro, a partir das 9 horas, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados promoverá uma Audiência Publica, num dos Auditórios do Corredor das Comissões da Câmara Federal, sobre a "Política Nacional do Meio Ambiente e a sua Implementação", em comemoração aos 32 anos da criação da Lei 6938/81, que estabeleceu a nossa Política Ambiental Nacional. A Audiência será aberta à sociedade civil e transmitida pela Internet, pelo site da própria Câmara Federal. 

A realização desta Audiência Pública foi uma iniciativa do Deputado Federal Fernando Ferro (PT-PE).  Nela também será homenageado o Dr. Paulo Nogueira Neto, um dos autores da Lei e primeiro Ministro de Meio Ambiente do Brasil. Deverão participar ainda dos debates, representantes do Ministério do Meio Ambiente; da ABEMA - Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente, que representa os Secretários Estaduais de Meio Ambiente; da ASIBAMA, que é a Associação dos funcionários públicos do IBAMA, MMA e ICMBIO; e ainda da ANAMMA, que vem a ser a Associação que representa os Órgãos Ambientais Municipais, assim como participaram também representantes do Ministério Publico Federal, das Entidades Ambientalistas do CONAMA e da ONG SOS Mata Atlântica.

Um dos focos desta Audiência Publica será os 32 anos de criação desta importante legislação e as condições atuais para a sua implantação. Será também tema do debate, a estruturação e funcionamento dos 13 Instrumentos ambientais previstos pela Política Nacional de Meio Ambiente e assim como as ações de fortalecimento e organização do SISNAMA, o Sistema Nacional de Meio Ambiente, que vem a ser a espinha dorsal da nossa Política Ambiental, diante dos desafios e perspectivas para os próximos anos do setor ambiental brasileiro. Por se tratar de uma Audiência Publica que tratará ainda dos mecanismos de estruturação da nossa Política Ambiental é aguardada também a presença de representantes de entidades ambientalistas e de movimentos sociais, assim como de servidores de órgãos ambientais.

Matéria EcosBrasil – Texto: Mauricio Laxe