quinta-feira, 23 de maio de 2013

A ECOSBRASIL participa da Primeira Oficina do Plano de Manejo da U.C. Mata do Engenho Uchoa

 
Área do Engenho Uchoa. Vista do Rio Tejipió

A ECOSBRASIL participou nos dias 21 e 22 de maio, no Campus Tecnológico do Nordeste do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) - Recife -PE,  da  1º Oficina para Elaboração do Plano de Manejo do Refúgio de Vida Silvestre - RVS Mata do Engenho Uchoa, dentro da programação de continuidade das atividades de implantação das Unidades de Conservação Estaduais.
 
A Oficina oportunizou o resgate da história de luta, conquistas e ameaças por que passou o Engenho Uchoa. Foi resgatada a história desde 1987 até o ano de 2013. Foram apresentadas pelos participantes, documentações, fotografias, artigos ciêntíficos, publicações de jornais que eram dispostas em um pano verde estendido no chão, oferecendo uma visualização das ações ao longo do tempo.
Em outro momento, foram construídos, por 04 grupos, os mapas da região, com identificações de atributos e ameaças.
 
Estiveram na atividade a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado - SEMAS, a Agência de Meio Ambiente de Pernambucuo, a Secretaria de Meio Ambente do Recife, a Condepe-Fidem, a UPE,  a ECOSBRASIL (com dois representantes), a ASPAN, os integrantes do Movimento Mata do Engenho Uchoa e integrantes do Conselho Gestor da RVS.
 
A metodologia de construção participativa do Plano de Manejo do Refúgio da Vida Silvestre, categoria de Unidade de Conservação do Engenho Uchoa, está sendo utilizada para como "piloto" para se aplicar as demais unidades de conservação estadual.
 
Um avanço da luta do movimento foi que conseguimos elaborar a primeira etapa do Plano de Manejo para toda a áreas da Mata do Engenho Uchoa, os seus 192 hectares e não apenas para os 20 hectares que correspondem a Reserva da Vida Silvestre propriamente dita.
 
Parabéns ao Movimento da Mata do Engenho Uchoa!
 
Outras informações sobre a Mata do Engenho Uchoa  acessar: o Blog do Movimento da Mata do Engenho Uchoa -  http://mataengenhouchoa.blogspot.com.br/