quinta-feira, 29 de maio de 2014

Depois de 22 anos, IBAMA volta a publicar Relatório Ambiental que é obrigatório por Lei Federal desde 1981

Após cobrança de Deputado no Congresso Nacional, IBAMA finalmente volta a publicar o Relatório Ambiental Brasileiro – RQMA

Em recente e contundente pronunciamento na semana passada no Congresso Nacional, o Deputado Federal Fernando Ferro, do PT de Pernambuco,durante discurso de apoio a nova direção do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimento Sociais, cobrou do Governo Federal e dos Governos Estaduais, a publicação do RQMA – Relatório Nacional sobre a Qualidade do Meio Ambiente no Brasil, enfatizando que a publicação do mesmo já é obrigatória a mais 33 anos, pela Lei federal 6938/81.

No seu pronunciamento, o Deputado enfatizou que o ultimo Relatório Ambiental, só havia sido publicado a mais de 20 anos atrás, justamente às vésperas da Eco-92 (1992). Lembrou ainda que o referido Relatório deveria estar sendo elaborado e publicado anualmente, por intermédio de parcerias entre o Governo Federal e os Governos Estaduais, para que possamos ter divulgados no Brasil, os principais indicadores públicos oficiais, relativos às condições do meio ambiente brasileiro e isso não vinha sendo feito.

Para o bem da gestão ambiental brasileira, justamente logo após este pronunciamento, coincidentemente e sem muito alarde, o IBAMA finalmente publicou após duas décadas, o esperado Relatório da Qualidade do Meio Ambiente brasileiro, o que não ocorria desde 1992. O referido RQMA já está finamente disponível na pagina desta Instituição Federal. A expectativa dos movimentos ambientalistas é que daqui para frente, a Lei da Política Nacional de Meio Ambiente seja devidamente respeitada e implantada, inclusive com a permanente publicação anual deste importante relatório.

Matéria EcosBrasil, Texto Mauricio Laxe

Acesse a integra do pronunciamento do Deputado no Congresso Nacional, pelo link a seguir:

Acesse a integra do RQMA 2013, pelo link:
http://www.ibama.gov.br/rqma